terça-feira, 1 de janeiro de 2019

A chegada do China

Às segundas-feiras, Nego ia sempre ao centro histórico de São Francisco do Sul. O bar não abria e Nego aproveitava para ir ao banco depositar o faturamento da semana. ia com sua velha caminhonete. Alemão subia na traseira e não havia quem conseguisse tirá-lo de lá.
Certa vez, enquanto Nego estava dentro da agência bancaria, Alemão viu um velho pequinês na praça da prefeitura. Saltou da carroceria da caminhonete e puxou conversa:
_ Olá gente boa. Nunca te vi por aqui.
A princípio o velho pequinês ficou assustado. O porte do Alemão era impressionante, embora não parecesse agressivo. Ele foi monossilábico e formal na resposta:
_ Bom dia.
Mas, Alemão não se importou e continuou:
_ Sou o Alemão. Vim com meu tutor para o centro. E você?
_ China. Me chamam por China.
_ Como veio parar aqui?
_ Vim em um navio. Meu tutor é marinheiro. Desci com ele ontem. Mas, me perdi.
_ Ih, companheiro! Como foi isso?
_ Então, meu tutor ficou bebendo e dançando em um bar perto do porto. Coisa de marinheiro! Eu resolvi passear e não consegui encontrar o caminho de volta. Era de noite e muito escuro. Fiquei por aqui.
Alemão, então, completou:
_ Se quiser posso ir com você até o porto. Sei o caminho. Meu tutor vai demorar ainda no banco.
China, mais tranquilo, agradeceu:
_ Meu chapa fico muito grato. Aceito sua oferta.
Os dois partiram em direção ao porto. Alemão à frente, seguido pelo velho pequinês. Quando lá chegaram, uma surpresa: o navio do China não estava mais atracado no porto.
China, muito preocupado, falou:
_ E agora? Como vou viver nessa cidade? Primeira vez que vim para cá. Que tragédia!
_ Fica frio, meu chapa. A gente dá um jeito. Vem comigo.
Alemão levou o China de volta até a praça da prefeitura. A caminhonete do Nego ainda estava no mesmo lugar. Ele saltou na traseira e ajudou o China a subir. Depois que se acomodaram, falou:
_ Você vai fazer parte da gangue do Lorde Kennedy. Éramos seis. Agora seremos sete.
Nesse momento, Nego chegou e viu a novidade na traseira da caminhonete. Deu uma risada e falou pra si mesmo:
_ Se meu bar fracassar, vou abrir um canil.
De volta ao bar do Nego, Alemão apresentou China para Lorde Kennedy e os demais. Mais tarde, Nego trouxe a comida de todos. E uma latinha adicional para China. Depois da comida, Lorde Kennedy contou a China como a gangue se formara. E, também, sobre a turma de Brutus, Zarolho e Pedroca que andavam aprontando na região da praia de Ubatuba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário