domingo, 9 de agosto de 2020

Duas Caras

Dias conturbados foram aqueles em que Duas Caras apareceu na rua do Bar do Nego. O cachorro veio junto com um morador de rua. Sandoval e Duas caras chegaram na hora do almoço. O homem pediu uma ajuda a Nego. Alzira viu os dois conversando.
Nego propôs que Sandoval fizesse a limpeza do terreno que ficava aos fundos do bar. Negócio fechado. Nego pediu que Alzira servisse o almoço a Sandoval. Depois do almoço, Sandoval começou o trabalho. Além de um valor em dinheiro, teria três refeições por dia - café da manhã, almoço e janta. Era serviço para dois ou três dias.
Enquanto isso, Duas Caras ficaria com a gangue de Lorde Kennedy. Pelo menos, esta era a intenção dos humanos. Mas, logo na chegada, Chumbinho e Duas Caras se estranharam. Chumbinho não gostou da forma como Duas Caras se aproximou de Vina. Ciúme bateu forte. Os dois se peitaram, rosnaram, quase foram às vias de fato. Mas, Alemão e China contornaram as coisas. Foi cada um pra um canto. Vina se juntou a Chumbinho. Feliz da vida! Gostou da demonstração de amor que Chumbinho deu.
Duas Caras era um cão de porte médio. Um pouco menor que Alemão, mas maior do que os demais. Tinha o pelo curto, branco pela maior parte do corpo. As patas tinham manchas pretas. E a cabeça, era branca de um lado e preta do outro. Os dentes de baixo ficavam à mostra. Isto dava um ar ameaçador a Duas Caras. Sandoval o pegou desde pequeno e lhe deu o nome.
Nos três dias que Sandoval levou para fazer o serviço, Lorde Kennedy e sua gangue saíram para suas andanças matutinas e vespertinas. Na primeira tarde, com o clima tenso, Duas Caras ficou com Sandoval. Na manhã seguinte, Lorde Kennedy convidou Duas Caras a se juntar a eles. Chumbinho ficou chateado. Disse que não sairia naquela manhã. Mas, o velho China o convenceu:
_ Deixa disso, meu chapa. Vamos lá. Vina vai ficar feliz se você for.
Lá se foram os sete pela rua, em direção à Enseada. Na formação usual, apenas com um mais. Dama e Lorde Kennedy à frente, seguidos por Vina e Chumbinho. Fechando o cortejo os outros três. Naquela tarde foi quase tudo tranquilo. Passaram a tarde na Enseada. No começo da noite, voltaram. A comida já tinha sido servida por Alzira. Depois de comer, Duas Caras foi dormir junto à Sandoval. Como sempre fazia desde pequeno.
Mas, antes disso fez uma piada com o velho China. Este não gostou e partiu para cima do forasteiro. Alemão ficou olhando. Depois que Duas Caras levou uns sopapos do China, Alemão apartou os dois. Botou Duas Caras pra fora. Duas Caras até enfrentou o China, mas nunca tinha brigado com um cão tão ágil como China.
No dia seguinte, a gangue ia bem cedo para a Praia do Forte. Duas Caras foi junto. Ninguém convidou, mas ele se juntou ao outros. Na volta, em uma casa no meio do caminho, viram um casal de idosos com um cãozinho pequeno. O portão estava aberto. Duas Caras avançou sobre eles. Só por farra. Lorde Kennedy lhe chamou a atenção, mas ele não se fez de rogado. Começou a mexer com Dama. Dessa vez, foi Alemão que lhe deu um corretivo. Duas Caras pôs o rabo no meio das pernas e seguiu o grupo à distância. Quando chegaram, foi direto atrás de Sandoval. Nem comeu sua comida que Alzira já tinha servido a todos.
O dia seguinte seria o último do convívio forçado entre eles. Sandoval terminaria o serviço. A gangue ficou na região do bar do Nego. Nenhum com vontade de sair e ter que aguentar a companhia do traste. No meio da tarde, Vina e Dama foram dar um rolê até a praça. Esta fica duzentos metros distante do Bar do Nego. Ninguém quis ir com elas. De repente, Duas Caras apareceu junto delas. No mesmo instante, em um dos cantos da praça elas viram Brutus e seus dois capangas. Eles vinham em direção a elas. Fazia tempo que os três malvados não eram vistos na região. Chegaram e comecaram a ameaçar:
_ As duas estão só com esse amiguinho novo? Perguntou Brutus.
Pedroca ajuntou:
_ Que pena! Hoje que íamos nos vingar daquele falso Lorde.
E Zarolho, indo pra cima delas, ameaçou:
_ Mas a gente pode aproveitar das duas agoras.
Nesse momento, Duas Caras se colocou em frente às duas. Zarolho e ele rosnaram. E se enrolaram. Brutus e Pedroca foram ajudar o colega. Mas, Duas Caras era muito forte e valente. Disse para as duas:
_ Corram. Eu seguro eles aqui. E avançou contra Brutus e Pedroca.
As duas fugiram. Assim que chegaram e avisaram os outros, todos foram para a praça. Lá chegando, viram Duas Caras ensanguentado, mas em pé. Os outros cachorros tinham fugido. Duas Caras foi mancando em direção a eles. Alemão e o velho China apoiaram o forasteiro. Devagar voltaram para o quintal do Bar do Nego. Sandoval já tinha terminado o serviço. Cuidou de seu cão.
De noite, depois que todos tinham comido e estavam se preparando para dormir, Lorde Kennedy disse para Duas Caras:
_ Você podia fazer parte de nossa gangue.
Os demais concordaram. China, brincando com Duas Caras, comentou:
_ De vez em quando, você precisa de uns corretivos. Mas, é um cachorro leal.
Ao que Duas Caras respondeu:
_ Não, meus amigos. Meu lugar é ao lado de Sandoval. Aonde ele for, eu vou. Ele precisa de meus cuidados.
E, na manhã seguinte, todos se despediram de Duas Caras e Sandoval.

Nenhum comentário:

Postar um comentário