quinta-feira, 16 de agosto de 2018

Sopa de letrinhas



Raramente isto acontece. O título surgiu antes do texto. Tinha acabado de ler um livro de contos. Na verdade dois. Não eram muito volumosos. Letras e espaços amplos. Leitura rápida.
Pensava em meus escritos. Podia juntá-los em uma coletânea. Igual aos dois livros cuja leitura concluíra. Pensei denominá-los Seleta. Lembrei-me da seleta de legumes enlatada que se podia encontrar nos supermercados. Não gostei. De repente, veio à mente outro produto comum no varejo. Macarrão em forma de letras. Daí, sopa de letrinhas.
Acho que foi em um livro de Umberto Eco que li sobre a bíblia ser fruto de um acaso. Não esta que faz parte das religiões cristãs. Uma hipotética. Que poderia surgir da interação entre um tempo qualquer, um macaco e uma máquina de escrever. Ao acaso.
Poderia ser também escrita por meio de sopas de letrinhas. Por que não? Uma página por noite. A cada colher, um parágrafo se formaria na mente do leitor esfomeado. Trinta colheres. Trinta parágrafos. Um evangelho segundo a sopa de letrinhas. Poderia até ter patrocínio de uma das marcas mais vendidas. Imagino o slogan: XPTO, a sopa de letrinhas divina. Aliás, um marqueteiro criativo imaginaria vários. XPTO, a sopa que te ilumina. XPTO, um versículo em cada colherada. XPTO, do genesis ao dia do juízo final em poucas semanas. E assim por diante...
Enfim, para facilitar as coisas, o texto poderia ser escrito na massa antes do cozimento. Depois de cozida, ainda na fábrica, as letrinhas seriam separadas e colocadas em cada envelope. Depois, enviadas ao comércio varejista.
Melhor ainda, por que não fazer isso com meus breves textos? Será que não encontro alguma fabricante de sopas em letrinhas que esteja a fim de me editar. Seria maravilhoso lançar uma nova linha de sopas: a literatura instantânea. Eu gostaria muito. Já tenho até o slogan: Breve textos - um coletânea em sopas de letrinhas. Alimento para o corpo e para a alma.
Interessados sabem onde me encontrar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário